terça-feira, 12 de maio de 2009

VEJAM O QUE ROLA NO BLOG DO JOAQUIM

Blog do Vereador Joaquim da Rocinha

12/05/2009 Empate em votação mantém veto a democracia nas escolas
Empate em votação mantém veto a democracia nas escolas
A sessão desta terça feira, foi marcada por protestos, aplausos e vaias da plateia formada em sua maioria por educadores do Municipio de Lagoa Grande, nela foi colocado em votação o Veto da prefeita Rose Garziera ao projeto que previa eleições para escolha dos diretores das escola municipais. a discursão em tornodo veto levou mais de uma hora, onde o vereador Josildo tentou explicar porque estava apoiando o veto de um projeto cujo o proprio foi relator. O vereador Joaquim se disse incrédulo com as mudanças de postura tão repentina, enfim o presidente da camara colocou em votação, votando a favor do veto, os vereadores Josildo, Abenilto, Zefinha e Ze baiana, votando para derrubar veto os vereadores Dotor, Vilma, Joaquim e Carlinhos. o Empate na votação proporcionado pelo voto da vereadora Vilma até surpeendeu e emocionou o presidente da camara, que disse entender a situação que mesma passa. Para que fosse derrubado o veto necessitaria de 6 votos. Juntamente com a câmara de vereadores, os educadores da rede municipal através do sintepe não desistirá da implantação da gestão democrática na rede municipal de Lagoa Grande e que cobrarão insistentemente da prefeita Rose Garziera o imediato envio de um novo projeto para a Camara de vereadores.Escrito por joaquimdarocinha@bol.com.br às 14h39d
08/05/2009


Professores de Lagoa Grande ficam sem salário de novo
Professores de Lagoa Grande ficam sem salário de novo
Mais uma vez, parte dos professores do Município de Lagoa Grande ficaram sem receber salários. No mês anterior a explicação foi um problema no sistema que emite a folha de pagamento. O certo mesmo, é que alguns professores ficaram impossibilitados de trabalhar , por não ter como pagar as passagens, prejudicando assim mais uma vez o andamento do ano letivo que ja está prejudicado pelo atraso do inicio do ano letivo e pelas constantes falta de merenda.

Prefeita Rose Garziera veta projeto de gestão democrática nas escolas
Prefeita Rose Garziera veta projeto de gestão democrática nas escolas
Contrariando o bom senso e uma prática que ocorre em todo o país por exigência do Ministério da Educação através do Compromisso Todos Pela Educação e o Plano de Ações Articuladas, a Prefeita de Lagoa Grande vetou o projeto que implantava a eleição para escolha de diretores das escolas municipais, atraves de voto direto da comunidade escolar.
O Projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, depois do VEREADOR JOSILDO ,que foi o relator do projeto, encampar uma grande discussão que envolveu professores através do SINTEPE, juristas e a comunidade. A aprovação do mesmo foi visto pelo relator como um grande marco da história da Educação de Lagoa Grande.
A aprovação deste projeto era a útima etapa de um longo processo de gestão democrática iniciado em 2005 com o orçamento escolar participativo, implantação de conselhos escolares, criação de grêmios e outras ações que visavam a interação entre comunidade e Escola.
Na proxima sessão da camara, terça-feira (12/05), o presidente da Câmara, Dotor de Hiolanda colocará o veto em votação. Tendo em vista a aprovação do projeto por unanimidade, espera-se que este veto seja derrubado e estabeleça de uma vez por toda a democracia nas escolas do Munícípio de Lagoa Grande.

07/05/2009 Construindo um novo Brasil
o Vereador Joaquim da Rocinha participou em Recife do Seminario Construindo um novo Brasil, promovido pelo PT. O evento que contou com a participação das principais "estrelas" do PT pernambucano, como Mauricio Rands (foto), Cristina Oliveira, Tereza Leitão, Humberto Costa e com filiados de mais de 100 municipios. Foi marcado por discursos que reforçam o desejo de ver o Brasil continuar crescendo e se desenvolvimento, através de uma política de inclusão social, marca registrada do governo do Presidente Lula.

06/05/2009 Novas secretarias são aprovadas
Novas Secretarias
A administração da Prefeitura passa a contar com mais duas secretarias, já que nesta terça foi aprovado por unanimidade o projeto da Prefeita Rose Mery Garziera, que cria a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Desenvolvimento Economico, Turismo e Esporte. Os vereadores Joaquim da Rocinha, Carlinhos Ramos e o Presidente da Casa Dotor de Iolanda justificaram que não se oporia a vontade da prefeita, porém exigiram que as mesmas venham atender o seu propósito que é melhorar a qualidade da administração do Município, e não apenas para criar espaço para novos aliados oriundos de possíveis acordos com vereadores da oposição.

Politicos mercadorias
Políticos "mercadorias"
Conforme anunciamos anteriormente, Lagoa Grande passa mais uma vez pelo constrangimento em sua vida política. Como se já na bastasse todo o processo eleitoral que a cidade passou e a hoje ser governada atualmente por quem a justiça impediu de tomar posse devido os incontáveis processos de corrupção. A cidade passa por outro vexame. Vereador (es) eleito (s) do lado contrário a prefeita não suportaram a primeira proposta da Prefeita (ou prefeito) e já firmaram acordo. Traindo assim suas palavras empenhadas em palanque. Quem não lembra da posse no dia primeiro de janeiro de 2009 onde o vereador Josildo disse que aqueles ali tomavam posse não tinham preço, pois não se tratava de mercadoria e sim de homem com familias honradas. O Padre Espedito indagou sobre o papel da familia e do próprio eleitor numa possivel negociação. Agora nos perguntamos o que mudou em 120 dias? Será que vereador virou mercadoria? Não adianta dizer que conversou com eleitores, pois sempre ouvirá de alguns o incentivo pra ir, todos nós sabemos que o poder seduz a muitos, porém com certeza há aqueles que brigaram, discutiram, criaram até intrigas defendendo uma "bandeira" que de repente é rasgada por interesses individuais. Para ajudar uma administração não é preciso ser subordinado ou alienado, basta ser aliado, assim poupa de corromper a consciência, o caráter, a dignidade de centenas de eleitores que apenas almejaram eleger um representante e de repente se deparam com uma " mercadoria" . Lagoa Grande saberá reconhecer seus legitimos representantes no seu cotidiano. Precisamos entender que quem elegeu Rose e Jorge Garziera, foi a maioria do povo que disse não a gestão passada. Por tanto, cabe agora aos derrotados reconhecer o seu lugar, que é na oposição sábia e vigilante e não se vendendo em troca de qualquer ilusão.



Prefeitura atrasa repasse da Câmara
O presidente da Câmara de Vereadores, Dotor de Iolanda, se disse indignado com a falta de respeito por parte do poder executivo que mais uma vez atrasou o repasse do duodécimo da câmara, previsto para o dia 20 deste mês. Este atraso compromete os compromissos financeiros da câmara e é um ato ilegal, afirmou Dotor, que promete acionar a promotoria pública e demais órgãos judiciários para se fazer cumprir as leis que regem a administração pública.

Cheque devolvido
Prefeitura de Lagoa Grande passa CHEQUE SEM FUNDO.
O vereador Carlinhos Ramos deu uma notícia estarrecedora na tribuna da câmara nesta terça-feira, depois de 5 anos os cheques da Prefeitura de Lagoa Grande voltaram a ser devolvidos. o Vereador que mostrou cópias dos cheques devolvidos por motivo 11 (insuficiência de saldo), disse que na gestão pública moderna não se admite um absurdo desse. Vale salientar que, de acordo com interpretação do código penal, a emissão de cheque sem fundos pode ser encarado como crime de estelionato. O líder do governo na câmara, vereador Abenilto Amaral, esclareceu que se trata de um caso isolado, devido a depósito realizado pela secretaria de finanças no cash ter sido compensado após o depósito dos cheques citados.
Merenda.
Finalmente, a maioria das escolas municipais já tem merenda
Não é carne de bode, não tem frutas, mas depois de 40 dias do inicio do ano letivo, a maioria das escolas receberam merenda escolar. Em visita as escolas de toda a rede municipal, os vereadores Joaquim, Vilma, Dotor e Carlinhos puderam ver de perto a chegada dos produtos. Cabe ressaltar, que ainda tem escola sem merenda ou faltando determinados produtos. E ainda, nos resta uma pergunta: Como fica os recursos da merenda do mês de março, já que os alunos passaram o mês todo tendo meio período de aula? De qualquer forma, precisa-se reconhecer o esforço da secretaria de educação, Aparecida Diniz que tem lutado insistentemente, inclusive afirmou junto ao conselho que comprou merenda para o mês todo e que exigirá a compra da merenda no comércio local para facilitar a logística . Escrito por Daniel / Varocildo às 21h20

Estrutura da prefeitura poderá ganhar mais duas secretarias
Estrutura da prefeitura poderá ganhar mais duas secretarias
A Prefeitura de Lagoa Grande poderá ganhar mais duas secretarias, assim é o que deseja a Prefeita Rose Garziera com os projetos enviados para a câmara de vereadores hoje (22/04) que prevê a criação da Secretaria da Mulher e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico , Esporte e Turismo, com isso a prefeitura passa a contar com dez secretarias. Assim, podemos imaginar que difentemente do que todos dizem na cidade, quem manda na administração é Rose e não Jorge Garziera, já que este último disse em sua campanha eleitoral em 2008 que reduziria a estrutura para apenas três secretarias, porém há quem diga que a criação destas secretarias visa apenas a colocação de novos aliados que estão em fase de negociação.Escrito por Daniel / Varocildo às 20h26

15/04/2009
JOAQUIM: " meu lado é o do povo de Lagoa Grande"
Respondendo a indagações a respeito de sua posição frente ao quadro político de Lagoa Grande, Joaquim afirmou na tribuna da camara que está exercendo o mandato de vereador para o povo de Lagoa Grande e não para defender intereses individuais. Disse ainda que se manterá na defesa dos principios do grupo politico que lhe ajudou a conquistar a segunda maior votação do Municipio de Lagoa Grande na última eleição e que estará do lado da prefeita Rose Garziera quando for necessário para ajudar o seu povo e será implacável no cambate aos desmandos da administração publica municipal, como está ocorrendo atualmente com a merenda escolar.
Escrito por Daniel / Varocildo às 14h25

Merenda Escolar
MERENDA ESCOLAR REGULARIZADA??? os alunos continuam sem lanchar na Escola!!!
Os vereadores Joaquim e Carlinhos Ramos deram prazo até quinta-feira para a prefeita Rose Mery Garziera regularizar a oferta de merenda nas escolas. Os vereadores se dizem cansado de tanto cobrar e a prefeita não tomar providências. Após cobranças na sessão do dia 07/04, postada neste blog e no blog de Carlos Brito a Secretaria de Educação respondeu no mesmo blog que a situação da merenda estava regularizada alegando que os problemas ocorridos teriam sido causado pela matrícula inicial encontrada que seria de apenas 3500 alunos. Qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento em gestão, antes de comprar a merenda teria feito uma análise no censo, no site do INEP ou MEC e perceberia que nos ultimos cinco anos Lagoa Grande teve em média 5 mil alunos em sua matricula anual, portanto este ano nao seria diferentee se caso comprasse além do necessário, as escolas teriam no minimo mais 9 meses para consumir.
A notícia da regularidade da merenda representou uma alívio para os pais e alunos que esperavam que no retorno do feriado encontrar nas escolas a marenda, coisa que não aconteceu. Nesta segunda e terça os alunos da rede municipal continuaram a rotina que já se estende por mais de 30 dias que é assistir apenas metade das horário previsto de aulas. Os vereadores estão preocupados com a forma a ser adotado pela Secretaria para repor este prejuizo tendo em vista que da forma que está acontecendo dos 25 dias letivos previstos no calendário para ser dados até esta terça feira (14/04) os alunos da maioria das escolas tiveram apenas a metade. Caso a situação não seja resolvida, a Câmara de Vereadores de Lagoa Grande através da bancada da oposição entrará com ação junto ao Ministério Público. O vereador Abenilto garantiu que convesaria com a prefeita e a secretaria nesta terça e a situação se resolveria nos próximos dias. É aguardar pra ver. Escrito por Daniel / Varocildo às 13h29

07/04/2009
Gestão democrática nas escolas: AGORA É LEI
A sessão desta terça-feira (07/04) na câmara de vereadores de Lagoa Grande entrará para história da educação municipal como o dia da consolidação através de lei da gestão administrativa das escolas. Foi votado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 002/2009 que prevê a realização de eleições para escolha através de voto direto da comunidade escolar os gestores das escolas municipais.
A aprovação desta lei marca a consolidação de um projeto de gestão democrática iniciado na gestão passada com a criação dos conselhos escolares e a implantação do orçamento escolar participativo. Já no fim de 2008 a então vereadora Monica Vasconcelos entrou com um projeto de lei prevendo as eleições, nas primeiras sessões deste ano o Vereador Josildo promoveu um amplo debate com o Sintepe e com o líder do governo, o Vereador Abenilto, e nesta terça feira finalmente foi colocado em votação e aprovado. cabe agora a prefeita Rose Mery Garziera sancionar o projeto e promover imediatamente o inicio do processo eleitoral. Escrito por Daniel / Varocildo às 16h01


Deputado Fernando Filho: mais investimentos para Lagoa Grande

O deputado federal Fernando Filho que entre outras ações trouxe para Lagoa Grande o centro de comercialização de Vermelhos esteve reunido com o vereador Joaquim da Rocinha onde garantiu que a disponibilidade de mais R$ 500 mil reais para pavimentação. Joaquim pediu que parte destes recursos sejam aplicados nas ruas do Distrito de Jutaí tendo em vista que as últimas chuvas deixaram as mesmas cheias de buracos.
OUTRAS AÇÕES: Joaquim aproveitou a reunião para pedir ao deputado entre outras ações, que o mesmo se empenhe no andamento do projeto de construção da escola estadual de Jutaí e também apoie a realização do campeonato de futebol daquele distrito deste ano inicia-se ainda este mês.Escrito por Daniel / Varocildo às 15h37

Um comentário:

  1. vo ti fala um quentinha joaquim josildo de o maior passo da vida dele tiro os canidatos do pcdob da coodenação de esporte por eles abria janelas pra voçes fala da prefeita, tiro 3 e colocou 5 mais uma gerente exclusive pra assumi o ginasio de esporte,

    ResponderExcluir

não vale ofender.